Cidades

Doação de material escolar para crianças carentes de SG

Crianças do Morro do Escadão, Novo México e Galo Branco, em São Gonçalo, tiveram a oportunidade de receber, neste domingo (3), doações de materiais escolares de uma loja comunitária montada dentro de um shopping no município. A ação foi realizada pelo coletivo social The Street Store, em parceria com o projeto social IDE, e ajudou 50 crianças.

Voluntárias vestidas de princesas ajudavam as crianças a escolher o material que queriam (Foto: Davi Fernandes)

"Este é o terceiro ano que fazemos a ação de volta às aulas, na qual montamos uma loja gratuita de materiais novos ou usados em bom estado, para que crianças que não tenham condições de comprar o material possam entrar em nossa loja e escolher o que quiserem sem precisar pagar absolutamente nada", comentou Claudio Henrique Porto, organizador do projeto na região.  

O The Street Store é uma ação coletiva, sem fins religiosos ou lucrativos, criada na África do Sul em 2014 e que se espalhou pelo mundo chegando até São Gonçalo. 

Crianças esperavam em fila para entrar na loja e pegar o material que queriam (Foto: Davi Fernandes)

Algumas pessoas que passavam pelo shopping paravam para olhar a ação. 

"É uma emoção muito grande. Você está dando a oportunidade de uma criança carente ter um material adequado. Eu sei que isso é um sonho para eles e provavelmente não seria possível se não fosse o projeto", disse o autônomo Alex França Souza.

O coletivo tem como objetivo reunir pessoas em prol do bem da comunidade, não visando ao dinheiro. Todos os projetos são feitos pelos colaboradores e pelo o que eles conseguem arrecadar, sempre estando em parceria com algum projeto social escolhido por eles.

Voluntários se preparando para receber as crianças (Foto: Davi Fernandes)

"Tem crianças que não conseguem comprar, pois os pais são viciados e acabam gastando todo o salário para sustentar o vício em drogas. Por mais que haja a distribuição de material em alguns colégios públicos, existe a demora, fazendo com o que a criança só receba o material no meio do ano", explicou Flávia Cesinio, vice-líder do projeto IDE, contemplado pela parceria.

Essa é apenas a primeira ação do ano realizada pelo projeto. Caso queira ser um voluntário ou ajudar o projeto com material, é só entrar nas redes sociais deles que tem todas as informações.

< Suspeito é preso após assalto em São Francisco Mais de uma tonelada de maconha apreendida pela PRF <